Cálculo de Insalubridade

Calcule o adicional de insalubridade, que é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde.

 Compartilhar  Tweet

R$
R$

Sobre Cálculo de Insalubridade

O adicional de insalubridade é uma compensação pecuniária, prevista na legislação trabalhista, concedida a trabalhadores que, no exercício de suas atividades laborais, são expostos a agentes nocivos à sua saúde. A Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho, é que define o que é atividade insalubre e consequentemente os respectivos valores do adicional de insalubridade. Tal norma aponta que há 3 graus de insalubridade, cada qual fazendo jus a um percentual diferente de compensação. O grau mínimo dá direito ao adicional de 10%. O grau intermediário dá direito ao adicional de 20% e o grau máximo dá direio ao adicional de 40 %.

Não há entendimento jurídico, no entanto, sobre a base de cálculo a ser usada para o adicional: se sobre o salário mínimo, sobre o salário-base, sobre o piso da categoria ou sobre a remuneração total. O caso está em discussão na Justiça.

O cálculo disponibilizado em nosso site leva em consideração como base de cálculo o salário mínimo, seguindo alguns julgados do TST como referência.

Ainda tem dúvidas? Para saber mais sobre como é feito o cálculo do adicional de insalubridade acesse nosso blog. Nele, você encontrará informações sobre outros cálculos trabalhistas.