Cálculo INSS

Cálculo do valor descontado ao INSS, sob o salário do trabalhador.

 Compartilhar  Tweet

R$

Sobre Cálculo INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia do Governo Federal do Brasil que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, sendo responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros benefícios previstos em lei. O INSS trabalha junto com a Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência e está vinculado ao Ministério da Previdência Social.

Parte das contribuições são efetivadas por desconto na folha de pagamento, antes de o funcionário da empresa receber o valor total de seu salário. Mas existe um limite máximo para o desconto do INSS. Quando o empregado tiver como salário um valor superior ao limite máximo de contribuição, só é admissível descontar do salário um valor estabelecido, chamado de teto. Mesmo ganhando mais, não poderá contribuir com mais dinheiro. Todos os meses, o funcionário terá descontado na sua folha de pagamento o valor referente ao INSS. O cálculo INSS e as porcentagens de desconto irão variar dependendo do salário de cada um.

Ainda tem dúvidas? Para saber mais sobre como é feito o cálculo INSS acesse nosso blog. Nele, você encontrará informações sobre outros cálculos trabalhistas